Constipação Intestinal
A Constipação Intestinal, popularmente conhecida como prisão de ventre, é um distúrbio intestinal caracterizado pela falta ou dificuldade de evacuação. Se o paciente está indo menos de três vezes por semana ao banheiro ou precisa fazer um grande esforço para evacuar, é um caso de constipação.
A Constipação pode se manifestar de duas formas: a aguda, na qual é um evento isolado e dura apenas alguns dias, ou a crônica, que persiste e pode durar meses ou anos. Geralmente as pessoas relatam terem problemas com o funcionamento do intestino em ambientes estranhos, como em casos de viagens, devido a alteração da rotina, porém nestes casos a constipação tende a passar assim que a pessoa retorna ao seu lugar de conforto.
É mais comum em mulheres e pode inclusive acontecer durante a gravidez; mas também é muito frequente em crianças e idosos.
Uma das complicações é a formação de um fecaloma, ou seja, uma massa compacta de fezes endurecidas que atrapalha o funcionamento intestinal. Nestes casos pode ser necessário realizar um procedimento para a remoção.
As principais causas para este quadro são:
– Dieta pobre em fibras;
– Insuficiente ingestão de líquidos;
– Sedentarismo;
– Abuso no consumo de proteína animal e alimentos industrializados;
– Doenças do cólon e do reto: diverticulose, hemorróidas, fissuras anais e câncer colorretal;
– Estresse, depressão e ansiedade.
Diversos pacientes conseguem resultados apenas mudando a dieta e colocando alimentos que ajudam no funcionamento do intestino – como frutas e alimentos ricos em fibras.
A ingestão de líquidos e a prática de exercícios físicos são outros fatores que podem ajudar a combater a constipação. Porém, em alguns casos, é necessário realizar procedimentos e fazer o uso de laxativos seguindo orientações médicas.