Intestino
O intestino compõe o sistema gastrointestinal e responsável pela digestão e absorção de macro e micronutriente, bem como auxilia no processo de eliminação de resíduos. Ele é subdividido em intestino delgado (que absorve os alimentos) e grosso (que absorve água e contribui para solidificação das fezes). Alguns dos principais problemas dessa região são:
As principais doenças inflamatórias intestinais são: Doença de Crohn e Colite Ulcerativa. Em ambos os casos, quando o quadro é muito grave é necessária a intervenção cirúrgica. A cirurgia acontece quando os medicamentos não estão surtindo efeito e as complicações e irritações das doenças estão prejudicando seriamente o paciente.
Os tumores do intestino delgado que são cancerosos, ou seja, malignos, são muito raros. Geralmente, o tipo mais comum de tumor é o Adenocarcinoma, que se desenvolve nas células presentes no revestimento interno do intestino. Pacientes que possuem a Doença de Crohn do intestino delgado apresentam maior chance de desenvolvimento de adenocarcinomas.
Tipos de tumores
Tumores carcinóides: se desenvolvem nas células do epitélio glandular do intestino delgado, eles podem ser tratados com quimioterapia e outros medicamentos.
Linfoma: é o câncer do sistema linfático, ele é mais comum em pacientes celíacos que não fazem o tratamento. A radioterapia e a quimioterapia são métodos usados para controlar os sintomas.
Sarcoma: é um tipo de câncer de pele que pode acabar afetando outros órgãos, entre eles os mais comuns são o estômago, intestino delgado ou cólon (intestino grosso). Dependendo da localização, pode ser tratado através de cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Os tumores de cólon e reto são aqueles que estão localizados no intestino grosso e se iniciam no cólon e podem aparecer no reto (parte final do intestino grosso). Em geral, eles são tratáveis e, em grande parte dos casos, curáveis quando são detectados cedo.
Esses tumores geralmente se originam de pólipos ou lesões benignas que surgem na parede do intestino grosso. Os sintomas mais comuns são:
– Presença de sangue nas fezes;
– Mudanças no hábito intestinal;
– Dor na região abdominal;
– Fraqueza, anemia e perda de peso;
– Massa abdominal.