Esôfago

O esôfago é um órgão que faz parte do nosso sistema digestório e que conecta a garganta (faringe) ao estômago. Por meio de movimentos de contração deste órgão, os alimentos chegam ao estômago para dar continuidade ao processo de digestão. Alguns dos principais problemas dessa região são:

A Doença do Refluxo Gastroesofágico se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago para o esôfago de forma repetitiva e involuntária. Para saber mais sobre a doença clique aqui (Doença do Refluxo Gastroesofágico).

A cirurgia do refluxo é necessária quando a doença se torna crônica. A técnica mais comum para o procedimento é a fundoplicatura a Nissen, realizada por laparoscopia. Por ser uma cirurgia menos invasiva, é de rápida recuperação.

Nessa técnica o cirurgião irá fazer até 5 pequenos cortes na região e inserir os instrumentos cirúrgicos junto com uma pequena câmera. Com essa técnica o paciente recebe alta normalmente no mesmo dia da operação.

Os Divertículos Esofágicos são bolsas, ou protuberâncias, anormais localizadas no esôfago, elas podem causar dificuldade para engolir e regurgitação – refluxo de alimentos.

Existem três tipos de de Divertículos, eles são separados de acordo com a localização da protuberância:

– Divertículos de Zenker (divertículos faríngeos);

– Divertículos do esôfago médio (divertículos de tração);

– Divertículo epifrênico.

De forma geral, se os sintomas forem graves e o divertículo possuir um tamanho elevado, deve-se considerar um tratamento cirúrgico.

O tipo de tumor mais comum no esôfogo é o espinocelular ou CEC, ele é responsável por cerca de 96% dos casos. O tumor é uma lesão maligna que surge nas células que revestem a parte interna do esôfago. Além de prejudicar o órgão atingido, ele pode comprometer os órgãos vizinhos como a traquéia e o estômago.

O tratamento geralmente é feito de forma cirúrgica para a remoção do tumor, com radioterapia e quimioterapia dependendo do estágio do câncer. Nos casos iniciais, em que ele ainda está nas partes superficiais do esôfago, é possível fazer a remoção por  via endoscópica.