Estômago
Órgão do tubo digestivo, localizado abaixo do diafragma, acima do pâncreas, entre o esôfago e o duodeno. Ele possui funções endócrinas e exócrinas, digerindo os alimentos e secretando o suco gástrico. Alguns dos principais problemas dessa região são:
A Cirurgia Bariátrica, ou cirurgia da obesidade, é destinada para pessoas que necessitam de um tratamento para a obesidade mórbida ou obesidade grave; ela também é feita para casos de doenças associadas ou agravadas ao excesso de gordura corporal.
A abordagem cirurgica normalmente é por videolaparoscopia ou robótica. Os dois procedimentos mais realizados são:
– Sleeve Gástrico ou Gastrectomia vertical: Retira-se uma parte do estômago causando uma redução na quantidade de alimentos que a pessoa é capaz de ingerir, induzindo uma sensação de saciedade rapidamente.
– ByPass em Y de Roux ou Fobi-Capella: O tamanho do estômago é reduzido a aproximadamente 50ml, e realiza-se um desvio intestinal para diminuir a absorção de alimentos.
Os tratamentos para algumas úlceras podem ser feitos através de cirurgia minimamente invasiva. Cirurgia cada vez menos realizada devido a eficácia das medicações inibidoras da acidez do estômago. Na emergência pode ser a causa de perfuração, sendo necessária cirurgia para correção.
O Câncer de Estômago, ou câncer gástrico, é um dos tipos mais frequentes no Brasil. O tipo de tumor mais comum deste câncer é o adenocarcinoma, sendo responsável por 95% dos casos.
É essencial que seja feita a detecção precoce do câncer para aumentar as chances de tratamento e cura. Quando ele está localizado e restringido ao órgão apenas, é possível realizar uma cirurgia de remoção completa.
Para a cirurgia do câncer de estômago pode acontecer de ser necessário retirar todo o órgão ou apenas uma parte dele, isto dependendo do tamanho, da localização e do subtipo do tumor.
Quando o câncer é inoperável ou espalhado para outros órgãos, a solução é um tratamento paliativo com o intuito de melhorar os sintomas e qualidade de vida.